Como Organizo Minha Rotina - Em Blocos de 2 horas

Atualizado: Mai 19

Nesse momento difícil de pandemia que estamos vivendo, um dos paradigmas que mais estão sendo revistos é o da "produtividade como excelência". Onde nosso valor é dado pela capacidade que temos para ser uma boa máquina que gera bens de consumo para o mercado. Não faço ideia de como as coisas vão ficar, estou tentando compreender ainda. Mas sei que nós, operários, por enquanto, ainda precisamos continuar trabalhando. E alguns de nós, privilegiados, podem trabalhar de forma segura, em casa. Então resolvi compartilhar com os novatos do home office algumas das minhas estratégias para fazer isso funcionar, de forma que eu fique relaxada e consiga manter pelo menos um pouco da sanidade que ainda me resta.

Até pouco tempo atrás estava organizando minha rotina em blocos de 2 horas. Agora eu mudei um pouquinho, mas a base continua sendo a mesma. Numa próxima postagem falo sobre o que mudei. Nesta, irei falar sobre a estrutura em si: os blocos de +- 2 horas, que aprendi nesse texto da Thais Godinho - blog Vida Organizada. Eu adaptei a estrutura da rotina dela para as minhas atividades, minha realidade e criei minha própria rotina. Mostro aqui para vocês, caso alguém queira fazer o mesmo. Eu acho super válido! Tem me ajudado bastante a ser uma pessoa mais de boas com minhas funções como artista e com o que quero fazer do meu dia.


Como Funciona Minha Rotina Diária:

  • Divido meu dia em três turnos: Manhã, Tarde e Noite, que são os horários que estou acordada. Mas acredito que você pode adaptar os blocos para os horários que você está acordado/a.

  • Divido cada turno em 3 blocos de 2 horas. Exceto a Noite, que para mim percebo que funciona melhor dividir em 2 blocos.

Fica assim:




Manhã


  • 1º BLOCO Acordar, ler jornais, tomar café com meu amor, escrever no diário, atualizar a agenda — nem todo dia dá pra escrever no diário e atualizar a agenda, então eu escolho o que estiver mais afim de fazer. Enfim, tento começar bem o dia!

  • 2º BLOCO Começo fazendo os trabalhos mais leves, para eu ir me acostumando com a ideia de trabalhar, risos. Aí vai desde de trabalhos mais suaves como escrever textos, pagar contas, fazer quadrinhos aleatórios, até o que chamo de "Fly Lady", que são trabalhos para cuidar da casa ou de mim mesma: lavar a roupa, varrer a sala, etc.

  • 3º BLOCO São as 2 últimas horas da manhã, é aquela hora que eu tenho que enfrentar o leão e jogar o medinho fora, quando eu me jogo no que chamo de Deep Work — não me pergunte o porque do anglicismo, copiei do modelo da Thais também. Deep Work são trabalhos mais difíceis, cansativos e/ou que precisam de mais concentração. Geralmente isso ocorre de 10 as 12... Mas dependendo do volume de coisa que eu tenho para fazer (e do tamanho do meu ânimo) começo antes.


Tarde


  • 1º BLOCO Geralmente de 12h às 14h. Este é o horário que junto com meu namorido, preparo o almoço, comemos enquanto conversamos sobre o que estamos pensando, sentindo, qualquer bobeira, etc. Às vezes, invado o próximo bloco (Trabalho de Boas) se quero ficar mais um tempinho na cama.

  • 2º BLOCO Esse é um pouco como o 2º Bloco da manhã: trabalhos fáceis, estudos, pagamento de contas, fly lady, etc.

  • 3º BLOCO Como o último bloco da manhã, minha última chance de fazer algo de útil no dia. O mais difícil é largar o que to fazendo (provavelmente algo que gosto mais) e fazer o que realmente preciso fazer, geralmente me motivo pensando na gravidade da coisa. Esse bloco vai no máximo até 19h. A partir daí: Cabô trabalho! Zaps só com família e amigos íntimos.

Noite


  • 1º BLOCO Já começo abrindo uma cerveja :) Nem sempre, mas quase sempre. Dizem que 1 cerveja ao fim do dia é bom para alinhar os chacras u.u Eu e o namorido preparamos algo gostoso para comer. Depois assistimos filmes, ou séries, ou jornal, ou vídeos no youtube, etc.

  • 2º BLOCO Começo meu "ritual para dormir". Tomo banho, limpo e hidrato o rosto, leio um livro, medito, tomo meus remédios e apago.


Pronto! Isto é basicamente o que faço quase todos os dias da minha vida, exceto Sábado e Domingo! No fim de semana eu evito o máximo que posso qualquer trabalho, tipo Seu Madruga mesmo! E como vocês estão organizando a vida nesse novo contexto? Deixem dicas e/ou dúvidas, nos comentários! No próximo texto, vou falar sobre como estou usando essa estrutura para ficar ainda mais dibouas. ✌

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 by Sirlanney.