Resistência vs. Arte

Atualizado: Mai 18

"Princípio básico: quanto mais importante uma vocação ou ação for para a evolução de nossa alma, mais Resistência sentiremos em persegui-la" — Steven Pressfield


Der arme Poet, 1839, von Carl Spitzweg

Nos primeiros dias desse ano, eu estava numa onda pesada de piratear todos os livros que eu conseguisse pelo lelivros.love , e qual foi minha alegria quando me deparei com a A Guerra da Arte, de Steve Pressfield. Alegria e surpresa, pois fazia anos que eu perseguia esse livro por livrarias e na internet, e tudo me levava a crer que estava esgotado. Guerra da Arte foi um livro que li no início da faculdade e foi muito importante para mim, tanto que eu sempre falo dele, em palestras e cursos que dou sobre a vida criativa. Por isso, provavelmente voltarei a escrever sobre ele aqui.



O livro fala basicamente da batalha diária que um escritor, artista, ou qualquer pessoa que queira fazer algo de importante, enfrenta. É real! Muito real. Eu mesma, que posso me considerar uma veterana nesse ringue, vez por outra quando vejo alguém falando da dificuldade de escrever, ou vejo um personagem assim em algum livro ou filme, me pego pensando: "Que balela, é só sentar e escrever!" Mas daí, quando sou eu mesmo que preciso sentar e escrever, vejo a tortura que é.


A questão aqui não é deixar a coisa maior do que é. Mas ter noção que ela existe, pois sabendo do perigo, maior é a possibilidade de se preparar para vencê-lo. Hoje eu tenho consciência dessa luta, vejo muito bem quando eu perco, vejo quando eu ganho, mas até agora tenho conseguido me reerguer, juntar meus cacos, e continuar lutando. Eu crio técnicas para superar, quero escrever mais sobre essas técnicas depois também. Embora não possa garantir 100% de confiabilidade nas técnicas, pois a luta é diária, você nunca pode achar que venceu completamente, porque é aí que a Resistência te derruba.


E aqui vou eu para mais um dia de batalha. Rezo a Musa para que me proteja e fique ao meu lado que irei protegê-la também. O trabalho precisa ser feito, oxalá seja grandioso ou de bom tamanho... Talvez fique péssimo também. O importante é que precisa ser feito, um passo de cada vez!

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 by Sirlanney.